Conheça os sistemas da sua moto
O sistema da motocicleta é um termo geral que se refere ao conjunto de componentes e subsistemas interligados que trabalham em conjunto para permitir o funcionamento adequado e a condução da motocicleta. É uma estrutura complexa que engloba diversas partes, cada uma com funções específicas, trabalhando em harmonia para proporcionar mobilidade, segurança e conforto ao piloto.
Entenda como os sistemas da sua moto funcionam:
- Sistema de Lubrificação
- Sistema do Motor
- Sistema de Embreagem
- Sistema de Câmbio
- Sistema de Alimentação (Ar | Combustível)
- Sistema de Refrigeração
- Sistema de Escape
- Sistema de Direção
- Sistema de Suspensão
- Sistema de Chassi
- Sistema Eletronico
- Sistema Elétrico
- Sistema de Freios
- Sistema da Relação
- Sistema das Rodas
Sistema de Lubrificação
O sistema de lubrificação é essencial para prolongar a vida útil do motor, embreagem e cambio e manter o desempenho em alta. Vamos explorar a importância do óleo de motor, como ele lubrifica as partes móveis do motor, como pistões e rolamentos, e como realizar as trocas de óleo corretamente para garantir um funcionamento suave e evitar danos desnecessários.
Sistema do motor
Funcionamento do motor 4 tempos:
Durante a fase de admissão, a válvula de admissão se abre, permitindo que a mistura de ar e combustível entre no cilindro
Após a fase de admissão, a válvula de admissão se fecha e o pistão começa a se movimentar para cima, comprimindo a mistura ar-combustível dentro do cilindro.
Com a mistura ar-combustível comprimida, a vela de ignição dispara uma centelha que inflama a mistura. Essa combustão rápida e controlada gera uma grande pressão, forçando o pistão a se mover para baixo novamente.
Na fase de exaustão, a válvula de escape se abre, permitindo que os gases de exaustão resultantes da combustão sejam expelidos do cilindro para o sistema de escape.
O que é Cilindro do motor ?
O cilindro do motor é uma parte fundamental de um motor de combustão interna. É uma câmara cilíndrica na qual ocorre a combustão do combustível para gerar energia mecânica. Os cilindros são encontrados no bloco do motor e são responsáveis por abrigar os pistões e guiar o movimento deles para cima e para baixo dentro do motor.
Sistema de Câmbio
O sistema de câmbio permite que você ajuste a relação de marchas de acordo com a velocidade e as condições da estrada. Vamos explorar os diferentes tipos de câmbio
Manual | CVT |
Honda CG 160, Yamaha Factor 150, Suzuki, biz, Yes 125, CB 250 Twister, Yamaha Fazer 250 | Yamaha NMAX 160, Suzuki Burgman 125, Honda PCX 150 |
Sistema da Embreagem
O sistema de embreagem é essencial para controlar a transmissão de potência do motor para as rodas.
Tipo de Embreagem | Características | Exemplos de Modelos de Motos |
Embreagem Centrífuga | Acionamento automático por força centrífuga. Não requer acionamento manual da alavanca da embreagem, tornando a operação mais simples e acessível. | Honda Biz, Yamaha Neo, Suzuki Address |
Embreagem Multidisco a Óleo | Utiliza discos de atrito banhados em óleo. Comum em motos de maior cilindrada, oferecendo maior capacidade de torque e durabilidade. | Honda CB 500, Yamaha MT-07, Suzuki V-Strom 650 |
Embreagem a Seco | Utiliza discos de atrito sem banho de óleo. Acionamento através da alavanca da embreagem, onde as molas comprimem os discos quando liberada a alavanca. | Honda CG 160, Yamaha Factor 150, Suzuki Intruder 150 |